• (11) 4033-9797 / (11) 2277-6440

Por onde devo começar meu portfólio ?

Por onde devo começar meu portfólio ?

Você que está começando na área ja deve ter se perguntado por onde começar a elaborar seu portfólio. Pensando nisso resolvi vir aqui dar umas dicas de por onde começar a elaborar seu portfólio. Vamos lá.

Tenha em mente que não existe um portfólio perfeito, todos temos pontos fortes e pontos fracos, afinidades com softwares e alguns tipos de trabalho, então comece destacando seu ponto forte e equilibrando seu ponto fraco, tenha sempre seu objetivo em foco.
Diversifique ou concentre seus projetos, demonstre que você domina seus pontos fortes, não existe um manual de criação para seu portfolio, apresentarei apenas umas dicas e questionamentos para te ajudar a elaborar seu portfólio.

O passo mais importante na sua procura por um trabalho é o seu currículo, pois ali contém toda sua experiência, informações, projetos, formação etc… Porém na área de criação o portfólio tem um papel ainda maior, tem o poder de mostrar para seus futuros empregadores o que você é capaz de fazer, por meio do seu portfólio também, seus clientes terão o primeiro contato com seu o trabalho.

Quantos trabalhos e quais trabalhos devo escolher para meu porfólio ?

Escolha no máximo cerca de 10 a 15 trabalhos, afinal o objetivo é criar um portfólio e não um livro rsrsrs. Assim não corremos o risco de diminuir a qualidade e cansar nosso avaliador.
Sempre que vamos avaliar nossos
jobs bate aquela indecisão que é presente em todos nós, isso é completamente normal, porém não seja tão severo consigo mesmo, afinal isso pode te prejudicar um pouco na hora de escolher seus trabalhos, mas na outra mão, uma seleção não adequada te coloca a risco de expor trabalhos fracos que te farão passar por um baixo padrão de qualidade.

A dica é simples, procure pedir opiniões, mostre para seus familiares, amigos que atuam na área ou não. Afinal, apesar do seu porfólio ser um conjunto dos seus melhores projetos, não é pessoal.
Mais uma dica, procure antecipar as reações. Por exemplo, se você criou uma identidade visual GENIAL, mas sabe que muitos não entendem a referência logo de primeira, mostre seu processo de criação, adicione referências, explique seu projeto meu amigo, antecipe!

Depois de ter selecionado seus projetos, selecione a plataforma em que deseja expor seus trabalhos.
Existem várias plataformas gratuitas para a exposição do seu trablho, como o WordPress, Flickr, Behance, Deviantart, Wix, entre muitas outras plataformas.

Olhe só como é simples criar seu portfólio com o Wix

https://www.youtube.com/watch?v=YKaH75uEU4I

 

Galera, são dicas simples, mas espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas que em minha opinião são meio que frequentes na hora de criar um portfólio.

Até a próxima criativo guerreiro desse brasilzão!

😉